quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Pop Art

Marilyn Monroe - Orange - Andy Warhol


A Pop Art é um movimento artístico que floresceu nos finais dos anos 50 e 60, sobretudo nos Estados Unidos e no Reino Unido. A “paternidade” do nome é atribuída ao crítico de arte Lawrece Alloway, que fazia assim alusão à utilização, pelos artistas deste movimento, de objectos banais do quotidiano nas suas obras.
A Arte Pop é considerada como uma reacção ao Expre
ssionismo Abstracto, um movimento artístico, liderado entre outros por Jackson Pollock.
O universo da Arte Pop transpõe e interpreta a iconografia da cultura popular. A televisão, a banda desenhada, o cinema, os meios de comunicação de massas fornecem os símbolos que alimentam os artistas Pop. O sentido e os símbolos da Arte Pop pretendiam ser universais e facilmente reconhecidos por todos, numa tentativa de eliminar o fosso entre arte erudita e arte popular.
A Pop Art também reflectia a sociedade de consumo e de abundância na forma de representar. As garrafas de Coca-cola, os corpos estilizados das mulheres nuas ou ainda os objectos gigantes de plástico, como o tubo de pasta de dentes, são exemplos da forma como os artistas interpretavam uma sociedade dominada pelo consumismo, o conforto material e os tempos livres.
As peças dos artistas da Pop também iam buscar as suas referências à produção industrial.
Na altura, a Pop Art foi
mal compreendida pelo público e acusada pelos críticos de ser frívola e superficial. Mas apesar disto foi um marco decisivo.




Andy Warhol - Campbell's Tomato Soup

Sem comentários: